segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pressa no pré-sal

Com a descoberta da riquíssima camada de petróleo, presente nas profundidades do oceano que margeia os estados do ES, RJ, SP, PR e SC, muitos olhos e interesses têm se voltado para lá, de quem vai ficar com a exploração. Nisso está se criando uma “ciumeira” nestes estados, principalmente do Sudeste, em que defendem que recebam mais que os demais estados brasileiros. Assim, não querendo que seja partilhado igualmente dentre todos os estados brasileiros, mesmo aqueles que não sejam banhados pelo mar.

Uma pena, pois é uma ótima oportunidade de se diminuir ainda mais a desigualdade (histórica e evidente) entre as regiões e estados brasileiros. E isso tem aquecido uma disputa acirradíssima nos corredores do Congresso Nacional, pela urgência de votação declarada pelo Presidente da República, e com certeza esse debate da partilha ou concessão será um dos focos principal das discussões e futuros acordos.

Vamos ficar de olho, mas esperando que nossos ilustres representantes possam visualizar o Brasil como um todo e não só o centro econômico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário