segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Trovadores" lutam para restaurar Casa dos Palhaços

Depois de ser homenageado pela Bole-Bole, escola de samba campeã do carnaval paraense de 2010, o grupo Palhaços Trovadores agora parte para a reforma da residência oficial da trupe, que ganhou um espaço próprio. O novo endereço será destinado aos ensaios, oficinas, cursos e workshops. Mas, para que o projeto seja concretizado, a turma do circo pede ajuda para começar a reforma no local.

'O grupo não tem patrocínio e nem fundo para investir em uma reforma. Pedimos ajuda para formar parcerias, como a que fizemos com a Fundação Santa Casa, que nos ajudou cedendo o espaço e nós fizemos as campanhas educativas', diz o ator Isac Oliveira, o Xuxo. 'Precisamos de materiais de construção, hidráulico, elétrico e de acabamento em geral', detalha.

Há 11 anos na estrada, esta é a primeira vez que os Trovadores têm um endereço fixo. Para eles, a iniciativa mostra o reconhecimento das pessoas pelo trabalho deles. 'Fomos o pioneiro em atrelar o teatro ao circo. E conseguir o espaço já foi um grande passo', ressalta Isac.

Os ensaios eram realizados nas casas dos atores ou em praças públicas, apesar da burocracia que interfere no processo de criação, embora nada desestimule os Trovadores. Formado por 14 integrantes, a turma se apresenta em ruas, praças, centros comunitários e escolas.

'O espaço veio para fundamentar. Antes era só um ponto de referência e agora teremos um endereço fixo. Estamos cheios de vontade, de propostas. Vamos ter a casa do palhaço. Isso é necessário para a firmação do grupo', diz. O novo endereço está localizado na rua Tiradentes, com a travessa Piedade.

Isac não esconde a emoção ao falar da homenagem da escola de samba Bole-Bole. 'Um grupo de teatro homenageado por uma escola de samba é muito gratificante. Mostra mais uma vez o reconhecimento do nosso trabalho. Fomos para a festa da vitória, onde o público foi super carinhoso com a gente'.

Serviço

Reforma da casa do grupo teatral Palhaços Trovadores. Colaboração: (91) 8827-6209.

Fonte: Jornal Amazônia (21.02.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário