terça-feira, 29 de junho de 2010

Nove casais oficializam a união gay no Pará

No dia em que se comemorou o Dia Internacional do Orgulho Gay, um acontecimento inédito no Pará: nove casais homossexuais assinaram um contrato de união estável homoafetivo. A cerimônia aconteceu na noite de ontem, em uma boate GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de Belém.

A união foi oficializada pela Defensoria Pública do Estado e contou com a presença da vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista, que foi madrinha dos casais. A juíza Rossana Parente, presidiu a cerimônia e disse que o acontecimento significa um grande passo para o movimento GLBT. “A ideia é estimular que isso aconteça com cada vez mais frequência e se torne até comum”, ressaltou a juíza.

Entre os casais presentes, um solicitou à imprensa que não houvesse nenhum registro de imagem. “Apesar de termos avançado um grande passo, o preconceito ainda é muito grande, temos receio do que a sociedade irá pensar”, disse um homossexual que não quis ser identificado.

Os outros casais participaram da cerimônia normalmente, com direito à troca de alianças, brinde com champanhe e foto oficial com o bolo. Juntos há quatro anos, os noivos Josivaldo Silva e Ivan Monteiro, percorreram mais de 800 km para poderem casar. Os dois moram em Parauapebas e vieram para Belém só para oficializarem a união. “Saímos 5 horas da manhã, nos arrumamos no ônibus, para realizar nosso maior sonho”, disse Josivaldo.

DIREITOS
O contrato assinado pelos casais de gays e lésbicas, garante a eles, uma série de direitos como adoção, sucessão de bens e questões previdenciárias.

Para conseguirem garantir a união estável, os casais tiveram que comprovar através de testemunhas, que vivem uma relação estável há mais de dois anos. O contrato de união estável entre homossexuais é o primeiro no Pará e o quarto a ser realizado no Brasil.

(Diário do Pará - 29.06.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário