segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Nota de Repúdio da MMM/PA à violência sexista!

Nota de Repúdio
(divulgação)


A Marcha Mundial das Mulheres – Pará vem a público manifestar seu total repúdio à violência sexista contra Renata Modesto Ferreira, de 23 anos, que foi agredida com um soco no rosto e baleada pelas costas pelo Policial Militar Jeferson Lobato Santos, após ter sido assediada pelo policial.



A jovem Renata hoje corre sérios riscos de ficar paraplégica, pelo simples motivo de que não gostou da atitude do policial, que “mexeu com ela na rua” e respondeu a ele. O Policial está respondendo o processo em liberdade.



Praticamente todos os dias são noticiados nos veículos de mídia crimes cometidos contra as mulheres. O que não se diz nos jornais é o real motivo desses crimes.



Não é novidade que a violência contra mulher está presente em nosso cotidiano. Atualmente, segundo dados da Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. A violência sexista é usada como uma ferramenta de controle da vida, corpo e sexualidade das mulheres por homens, grupos de homens, instituições patriarcais e Estados.



Apesar de ser mais comum na esfera privada, como violência doméstica - seja esta sexual, física, psicológica ou abuso sexual – a violência contra as mulheres e meninas ocorre também na esfera pública, que entre outros inclui: feminicidio, assédio sexual e físico no lugar de trabalho.



O machismo estruturado na sociedade nos oprime e nos acorrenta. O silêncio, a discriminação, a impunidade, a dependência das mulheres em relação aos homens e as justificações teóricas e psicológicas toleram e agravam a violência para as mulheres.



Nós da Marcha Mundial das Mulheres organizadas pelo fim do machismo na sociedade, não toleramos nenhum tipo de violência contra a mulher e denunciamos a violência sexista praticada pelo Policial Militar Jéferson Lobato Santos.



Nos solidarizamos com a jovem Renata Ferreira e com todas as mulheres que sofrem com a violência sexista. Não calaremos até que todos os culpados sejam punidos!





Comitê Estadual da
Marcha Mundial das Mulheres - Pará

2 comentários:

  1. Obrigada por repercutir nossa indignação!

    ResponderExcluir
  2. Tati, nao faço mais que minha obrigaçao por divulgar. E espero que vcs possam dar total apoio à Renata. Soube há pouco que o policial-bandido foi preso; ainda há justiça neste mundo.

    bjs

    ResponderExcluir