domingo, 21 de junho de 2009

Apresentação do BLOG


Apresentação deste Blog

Venho saudar aqueles que acessam este Blog e tomam pé de debates que proponho a estar fazendo por este meio virtual tão utilizado nos últimos tempos, mas que precisa ter uma destinação mais útil e voltados a ideias, por assim dizer, progressistas, de mudança social e, em um estágio avançado, revolucionário – porquê não?!


Traremos semanalmente temáticas (com atualizações aos domingos à noite, e excepcionalmente, quando um fato novo surgir e precisar se publicizado) voltadas ao mundo do direito, com ênfase nos direitos humanos e sua contextualização contemporânea, assim como direcionadas à arte, à cultura, à política, à educação, à sociedade em geral, e os conflitos neles reinantes. E afirmo, trarei posicionamentos esquerdizantes, buscando o olhar daqueles que pouco têm vozes ou vez, combatendo opressões e repressões vigorantes nesta sociedade secular capitalista de exploração.


Assim, fico à disposição para conversas, diálogos e debates. E de início trago um texto que para tentar elucidar um pouco de nossa compreensão.

Ricardo Melo
advogado popular

DEFESA DAS MINORIAS

Na contemporaneidade figuram-se retratos de exclusão social que perduram e marcam a história brasileira. Refere-se aos que compõem as chamadas “minorias”, tais como: afro-descendentes, indígenas, mulheres, homoafetivos, crianças e adolescentes, idosos, e tantos outros. E a estes surgem políticas e ações em prol de sua defesa, de seu direito, de sua cidadania. Neste sentido, a sociedade, na suas variadas formas de organização, possui o seu papel, que urge, a cada dia, quando muitos direitos são violados.

Outrossim, deve-se buscar o diálogo entre os atores e atrizes integrantes de uma mesma a comunidade é o desafio.. “Romper os seus muros” é fundamental. Trabalhar com a diversidade, visualizar a discriminação, o retrocesso histórico que o desrespeito aos direitos humanos traz, impele ser este o atento de uma comunidade que pensa e almeja ter um futuro diferente, mais justo e fraterno, mas que seja o mais igual possível, para todos e todas.

Portanto, a defesa das minorias perpassa o atingimento da cidadania plena, em que hoje é, em alguns aspectos, constitucionalmente assegurada. No entanto, a cidadania dos excluídos não está totalmente conquistada em face do muito que se luta, dos muitos direitos que não vislumbram.

Ricardo Melo

advogado popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário