segunda-feira, 29 de junho de 2009

Residencial volta a ter nome de lutador

Bem interessante este caso.
Um residencial localizado na periferia de Belém, especificamente no Bairro do Tapanã, distante cerca de 12 km do centro da cidade, voltou na semana passada a ter um nome de um lutador histórico e de esquerda em prol das causas populares: no caso, Raimundo Jinkings.
Na verdade, creio que este nome do residencial nunca saiu do imaginário coletivo de seus moradores. Mas, não sei de onde surgiu a "brilhante" ideia de homenagear oficialmente o residencial como "Rômulo Maiorana" - é, aquele mesmo que proprietário do sistema de comunicação filiado à Rede Globo no Pará. E se pergunta: qual a relação com a luta popular e com os ideais do povo - nenhuma!!
E como informação adicional: o Residencial Raimundo Jinkings foi construído a partir de muito suor e luta da população daquele bairro, ao ocupar o terreno e depois declarado pela Prefeitura de Belém (à época na gestão de Edmilson Rodrigues) como destinado à moradia das pessoas carentes do Bairro, apesar de interesses político-eleitoreiros contrários. E detalhe: as ruas do Residencial têm homenagens a várias personalidades da esquerda brasileira, tais como: Olga Benário, Luís Carlos Prestes, Carlos Lamarca, Oscar Niemeyer, etc. Aí vê-se de pronto que era totalmente incongruente ter como nome do Residencial Rômulo Maiorana, uma persolinalidade ligado à ditadura militar, à oligarquia local e à direita paraense. Era o cúmulo do absurdo.

Pior que em Marituba temos caso parecido dessa incoerência. Lá há a área chamada "Che Guevara" que oficialmente é chamada de "Residencial Almir Gabriel" - arghhh.

A luta popular precisa ser mais respeitada por aqueles que pensam que não existem ou fingem que não vêem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário