quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ação Metrópole: obras importantíssimas pra Belém

Estão em curso em nossa capital obras e intervenções de grande importância para melhorar o trânsito de Belém e buscar corrigir a falta de planejamento e execução de ações visando otimizar o fluxo de veículos e pessoas. Os belenenses são dependentes de poucas vias que ligam a cidade a inteira, o que faz cada vez mais ocorrerem engarrafamentos, lentidão, estresses cotidianos, e tudo o mais que já conhecemos, uma reflexo do crescimento desordenado das grandes cidades. As vias são: BR-316/Almirante Barroso, Augusto Montenegro/Pedro Álvares Cabral e Arthur Bernardes/Pedro Álvares Cabral. As demais vias da cidade, no nosso entender, são como afluentes dessas.
Desta feita, o Governo em parceria com a Prefeitura, vem implementando o Projeto Ação Metrópole, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, em que pretender realizar intervenções no sentido de melhorar sobremaneira a fluidez do trânsito da Capital. São obras esperadas há mais de 20 anos, algumas delas (como exemplo da extensão da Av. Independência até a Av, Júlio César) constando inclusive do Plano Diretor Urbano de Belém de 2008.

Dentre as principais ações, Belém terá: um grande viaduto, formando 4 pétalas, no cruzamento da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral; extensão da Av. Independência até a Júlio César; duplicação da Av. Transmangueirão; melhoramento em toda Rodovia Arthur Bernardes, duplicação da Av.Perimetral; conclusão da Av. João Paulo II até o viaduto da Cidade Nova; e em última etapa, a construção de terminais de integração de ônibus, para se diminuir a quantidade deste tipo de veículo e organizando bem melhor o seu uso, além da satisfação do usuário que hoje sofre horas e horas com transporte público mal organizado.

No entanto, frente às louváveis intervenções (pois quem mora além da 1.ª Légua Patrimonial de Belém), que vêm só a diminuir o stress e caos urbanos rotineiros, vozes de reacionárias têm se levantado questionando principalmente a da extensão da Av. Independência até a Julio Cesar. Argumento principal e único: cortar o Parque Ambiental de Belém, localizado entre os Conjuntos Médici e Bela Vista/Marex. Entendemos a preocupação ambiental, que deva perpassar todas as obras de infra-estrutura que acabam por ter sim impacto ambiental (ou esqueçamos dos grandes impactos que a Aça Viária, por exemplo, trouxe à natureza dos municípios por onde ela passa: Acará, Moju e Barcarena?!). Mas o que tem se isto são mais interesses particulares, de renomadas vozes, com o subterfúgio do discurso ambiental. Já foi confirmado pela área técnica da obra, e ratificado em recente decisão do Des. Rômulo Nunes – presidente do TJE/PA, que a ampliação da Av. Independência é importante para a Região Metropolitana como um todo e que apenas contorna a área do Parque e que não grande o meio ambiente tanto quanto se tem veiculado, principalmente nas grandes mídias paraenses.

O que vale é que as obras vão continuar e quem só vai h=ganhar com o Ação Metrópole é a população, especialmente aquela que sofre com esse trânsito caótico e descontrolado de Belém.





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