quarta-feira, 8 de julho de 2009

Zé Augusto: mais um jogador-político?!


Surpreendeu-me (ou nem tanto) com a entrevista dada à TV Liberal/Rede Globo pelo jogador do Paysandu, Zé Augusto, no dia seguinte à sensacional vitória do Papão sobre o bom time do Águia de Marabá (2x1, no domingo 07/05/2009, no Estádio da Curuzu, em Belém).
Não é que o centroavante, após interpelação de um transeunte, falou que iria se candidatar a deputado - que coisa?! E se ocorrer de fato isso (o que não duvido), o “Terçado Voador” – apelido de Zé, dentre os muitos – não será o primeiro jogador, e por que não, centroavante do Paysandu a buscar uma cadeira como parlamentar.
Vieram dos campos do Papão: Robson Nascimento, o Robgol, deputado estadual pelo PTB, e Vandick Lima, vereador em Belém pelo PP. E o que já se ouve é que Zé Augusto até se filiou ao PPS. Será o próximo parlamentar aproveitando a visibilidade e paixão pelo Papão!? Novamente digo: não duvido. Pena que a população não vê com muita criticidade tais invertidas. Inclusive alguns votam nesses boleiros por serem de seus times. Assim fica difícil, né. Bem que o Remo ainda não teve nenhum ex-jogador seu eleito, rsrs, só o Charles Guerreiro tentou, mas não conseguiu. Mas o Remo tem seu presidente vindo do ninho tucano paraense – Amaro Klautau, que já foi vereador. Ah, temos o caso de Arthur Tourinho também. Cria de Jader barbalho, também tentou ser parlamentar pelo PMDB, mas seu obter êxito. Só que Tourinho já foi superintendente da antiga SUDAM e hoje é presidente da Junta Comercial do Pará, na cota do PMDB no Governo Estadual.

No Brasil, temos vários casos de jogadores galgando cadeiras no Parlamento. Atualmente o mais evidente é o Túlio Maravilha, com passagem pelo Botafogo, Corinthians, Vila Nova-GO e Itumbiara-GO, entre outros, que é vereador em Goiânia pelo PMDB.

Ainda bem que minha consciência política não segue minha paixão futebolística, hehehe. Mas tomara que o povo tenha a leitura necessária e entender tal processo e interesses que exitem por trás de tais iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário