domingo, 16 de agosto de 2009


Escrevo esta mensagem após assistir pela TV Cultura do Pará a humilhante derrota do Paysandu, que sonhava com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, mas que ficará pelo menos mais um ano na 3.ª Divisão. Logo o Paysandu um clube cheio de história e tradição, muitas conquistas, e hoje deixa mais uma vez triste a sua fiel e apaixonada torcida bicolor.

Na verdade, este cenário é simplesmente reflexo da falta ou pouco sucedida organização do futebol do Pará, que nos últimos anos vem caindo pelas tabelas, literalmente, não conseguindo estruturar e fazer um planejamento decente para se atingir novas conquistas. E isso não remete apenas ao Paysandu, mas Remo, Águia, São Raimundo também são exemplos do estado em que o futebol paraense se encontra. E vejam que a análise é voltado ao futebol profissional masculino, se fossemos analisar outras modalidades a lamentação seria ainda maior.

Mas voltando ao esporte mais acompanhado no Brasil, é público e notório que se precisa urgentemente a melhoria no planejamento dos clubes, a melhoria de suas estruturas, a valorização das categorias de base (ao reverso de contratar desenfreadamente jogadores de fora que pouco acrescentam aos times), maior apoio do setor privado em termos de patrocínio, além do apoio estatal (bem que este ano o Governo do Estado possibilitou incentivos aos grandes do Pará, com patrocínio e transmissão pela tv dos jogos) – no entanto para termos novas e outras alegrias precisamos de ações mais concretas e consequentes em termos futebolísticos.

O Paysandu em 2010 estará na Série C, acompanhado do Águia de Marabá. O São de Raimundo de Santarém ainda luta na D. E o Remo, que tem a situação mais crítica, luta para ter direito a participar do principal torneio nacional; este ano não obteve a classificação necessária para estar na Série D.

O pior que ficamos à mercê do que os cartolas paraenses vão fazer para enfrentar toda este quadro, em que o futebol paraense está por de mais desvalorizado e não é de tanta referência assim em nível nacional.

Agora teremos que esperar por 2010 e torcer por dias melhores e que já luzes nesse túnel escuro que é a realidade do futebol paraense.

Hoje não é um dia só triste para nação bicolor, mas também para o futebol do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário