terça-feira, 11 de agosto de 2009

Site do Governo entre os melhores

O portal institucional do governo do Estado (www.pa.gov.br) está entre os melhores e mais visitado site de Belém, de acordo com o ranking criado pelo site www.osite.info. Nessa relação dos mais acessados pelos moradores da capital (com quase 1,5 milhão de habitantes), o portal institucional figura na 12ª posição, atrás somente de sites de comércio, de notícias e redes de relacionamento. Dos ambientes de Internet produzidos no Pará, é o primeiro colocado.
Reformulado em maio passado, o portal institucional traz informações sobre ações, serviços e programas do governo paraense, no formato de diversas mídias - texto, vídeo, áudio e fotografia, abrangendo as áreas de educação, saúde, segurança, esporte e lazer, entre outras."O novo portal reúne todos os principais serviços on line prestados pelo governo do estado, concentrando serviços que antes estavam dispersos nos vários sites de órgãos estaduais. Com design moderno e de simples navegação, o portal facilita a consulta por parte de seus diferentes públicos - cidadãos, empresas e servidores públicos", informou o secretário estadual de Comunicação, Paulo Roberto Ferreira.
No Portal de Serviços para o cidadão, é possível acessar boletim escolar on line, imprimir boleto de primeira habilitação e renovar o documento, delegacia virtual para registro de ocorrências, entre outros. Ao servidor público é permitido consultar o calendário de pagamentos, o contracheque, os concursos públicos agendados ou a cédula C. E as empresas verificam antecipação do ICMS, situação cadastral, cancelamento de registros etc.Acessos - Segundo o site www.osite.info, em julho o portal institucional recebeu 534 mil visitas e 1,86 milhão de pageview. Esses números são resultados do esforço em dotá-lo de mais qualidade e de novidades.
O www.pa.gov.br passou a oferecer a TV Pará, em tecnologia flash vídeo, usada por exemplo pelo site de vídeos Youtube, com atualizações quase diárias. Outra novidade foi o início da Pará Rádio Web, uma rádio on line com programação de músicas regionais e nacionais, além de informações e campanhas do governo do Estado, do governo federal e de utilidade pública. A rádio funciona 24 horas, nos sete dias da semana.O www.pa.gov.br também abriga a Agência Pará de Notícias, um canal de matérias jornalísticas, com texto e fotos, que podem ser usados por veículos de comunicação, produzidas pela equipe da Diretoria de Jornalismo da Secom. Nela, são disponibilizadas ainda notas e pautas.
O portal também recebeu certificação que aprova a acessibilidade por portadores de necessidades especiais, avalizada pelo organismo internacional W3C e a organização não-governamental Acessibilidade Brasil.
Do Blog do Bacana (Marcelo Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário