domingo, 16 de agosto de 2009

Globo vs. Record


Nesta semana fomos “agraciados” com os ataques nos telejornais do horário nobre da TV trocados entre a Rede Globo e a Rede Record. Tudo a partir da denúncia feita pelo MP paulista contra o dono da Record, o bispo Edir Macedo, que é também o grande líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, cujo próprio é o fundador.


Nós sabemos que o que está por trás disso tudo é uma disputa comercial entre as duas maiores redes de televisão do país, em que está em jogo audiência de seus programas e ampliação da influência sobre a população.


Entendemos que nessa disputa não há santo. Nem a Globo é melhor, tampouco a Record. Justamente por defenderam interesses individuais de grandes grupos de comunicação e há sempre por parte delas a busca pela maior controle deste poder que a TV possibilita, pois alcança milhões de pessoas e influenciar em comportamentos e venda de produtos é um grande mercado a se buscar.


O caminho, para nós, meros mortais expectadores, é buscar uma visão crítica e conscientizada do papel destas TV’s e a influência que podem ter com aquilo que difundem como certo e formação de padrão e comportamento, ou alguém ainda duvida, por exemplo, que uma novela pode exercer sobre as pessoas, em termos de gírias e modas que a serem impostas.


Esperemos que com a abertura do sinal da TV Digital possibilite a democratização deste meio importante meio de comunicação e que possa abrir espaço para o surgimento de TVs comunitárias e populares onde realmente traria as vontades e anseios da população. Uma dica de textos e debates sobre tal democratização da comunicação acesse o site do Coletivo Intervozes http://www.intervozes.org.br/.


Fiquemos de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário